Depoimentos

Marcus Gabriel, contrabaixista da OVO (sobre o concerto de estreia)

“O dia mais significativo na minha carreira até então, Werner. A primeira vez que me senti um baixista de orquestra bom e profissional e que também fui tratado como um. A primeira vez que minha família foi em uma grande sala de concerto pra me assistir fazer música em alto nível. A primeira vez que senti que pude usar todas as ferramentas técnicas e emocionais que tenho pra fazer música…

A lista não para. Esse seu sonho é muito lindo e é um sonho meu agora também! Espero que tenhamos mais atividades em um futuro próximo e pode ter certeza que vou dar tudo de mim pra participar e dar meu melhor!

Você está mudando a vida de muita gente aqui em BH e região pra melhor! Deus te abençoe muito, Werner!”

Luciana Blanc, colaboradora da Granja da orquestra:

“Em Abril de 2020 fiz o curso Arte e Desenvolvimento Pessoal, do maestro Werner Silveira. Com essa rica experiência eu comecei a enxergar e dar valor as maravilhas da vida, sejam elas pequenas maravilhas e ou grandes maravilhas. Uma árvore balançando com o vento, uma boa música, um bate papo despretensioso, um passarinho cantando… fiquei mais conectada com o presente.
Através desse despertar eu me deparei com a grandiosidade deste trabalho da orquestra Ovo. Um trabalho que vai além, muito além de nos abrilhantar com peças do repertório erudito. A formação que os jovens músicos estão recebendo os fará além de excelentes músicos, excelentes pessoas.
Tenho muito orgulho em contribuir todo mês com este especial projeto. De grão em grão a galinha enche o papo não é? Me sinto assim, enchendo com meu grão o papo desta potente e especial orquestra!
Viva a OVO!”


Adriana Prates, patrocinadora. CEO na Dasein Executive Search:

“Werner, o espetáculo foi arrebatador! Havia uma confluência no ar, uma cumplicidade forte entre a plateia e os músicos, que com a sua liderança – estávamos todos engajados no mesmo propósito: viver de forma profunda essa experiência! E assim aconteceu! Ouvir as obras após as suas ricas contextualizações, promoveu e provocou em todos uma escuta ampliada do que foi, do que é e do que será toda a riqueza majestosa do Beethoven!

Para a Dasein Executive Search uma honra enorme ter contribuído de alguma forma e termos superado todas as nossas expectativas! Vida longa ao belíssimo projeto!”


Fernando Chaib, prof. Dr. de percussão da Escola de Música da UFMG:

“Werner Silveira, sem dúvidas um dos grandes intelectuais da nova geração, esplêndido músico e um líder nato, brindou Belo Horizonte, Minas Gerais e o Brasil, na Sala Minas Gerais, com o maior presente de Natal possível no dia 17 de Dezembro de 2019 : a estreia da mais nova orquestra jovem do país, a OVOBH. Realizando um concerto com qualidade digna de uma orquestra profissional, a OVO em sua micro-trajetória (até o momento) provou em apenas um concerto não dever nada às orquestras jovens tradicionais do país com décadas de história (como a Experimental de Repertório e Orquestra Jovem do Estado, ambas de São Paulo). 

É tempo de finalmente o estado de Minas Gerais, com dimensões quase francesas, demonstrar que acredita em sua juventude e seu potencial artístico-cultural, assim como Werner está fazendo. É tempo do povo de Minas, através das iniciativas quer sejam público ou privadas, apostar finalmente em um projeto de orquestra jovem com a qualidade vista no dia 17 de Dezembro do passado ano! 

Nossos jovens músicos anseiam com todas as forças por um espaço dessa envergadura para colocarem em prática os aprendizados que vão adquirindo em sua formação. Na música, isso é imprescindível.

Particularmente meu desejo é que esta orquestra prossiga, crie raízes e se perpetue, proporcionando aos jovens de Belo Horizonte um local de produção musical de qualidade ímpar e, ao mesmo tempo, devolvendo ao povo de Minas (e do Brasil) concertos e projetos musicais da mais alta qualidade feita por esses jovens. “


Leila Said, palestrante motivacional, professora e mentora:

“O que a OVO – Orquestra de Formação e Transformação – pode nos ensinar sobre gestão a partir de uma espetáculo primoroso, como o concerto ‘O Legado de Beethoven’? Assista uma destas apresentações maravilhosas da Ovo, sob a regência do extraordinário percussionista Werner Silveira, e você terá uma aula de música, história, humanidade e gestão.

Os fatores que tornam o espetáculo uma viagem no tempo – para o início das comemorações dos 250 anos de nascimento do gênio Beethoven – são os mesmos que nos ensinam sobre planejamento estratégico, liderança de equipe de alta performance, engajamento e admiração de liderados, entusiasmo e protagonismo dos atores, dedicação e foco nos objetivos organizacionais, reconhecimento do time, HUMILDADE, admiração do público, e por aí vai… Não basta admirar a obra sem entender que precisamos, a cada dia, nos tornar seres humanos melhores, onde quer que estejamos! Parabéns aos executores, voluntários, patrocinadores e apoiadores que tornaram o sonho de um percussionista em realidade de toda uma orquestra espetacular..!!!”


Clayton Silva, violinista da OVO. Aluno do 8º período do bacharelado em Violino pela UFMG:

“É como uma vez escutei numa canção, ‘sonho que se sonha junto é realidade’!

Sou muito grato por ter vivido esta oportunidade maravilhosa de tocar numa das melhores salas de concerto da América Latina com um grupo de músicos amigos tão talentosos e apaixonados pelo trabalho! Foi incrível viver esta experiência e tudo isto graças ao atrevimento de Werner Silveira em sonhar com este projeto e permitir que eu e tantas outras pessoas sonhássemos juntos com ele! Participar desta empreitada me fez ver o quanto é poderosa a vida em comunidade, o quanto meu corpo é político e o quão impactante pode ser quando o trabalho do artista vai muito além das salas de concertos, teatros e galerias de artes! Aprendi muito nesta experiência, foi um concerto que me marcou! E ter tido a honra e a responsabilidade de ser spalla em uma das peças me deixou muito contente! Comigo, eu fui a terceira pessoa negra que vi na Sala Minas Gerais sentando nesta cadeira de spalla, fico muito orgulhoso de ter tido a confiança e apoio dos meus colegas e professores e ter feito um bom trabalho!”